Derrotada, oligarquia Sarney repensa sua atuação política

12/10/2014 | 3 Comentários

O Globo

edinho-e-ROSEANA

Estratégias para o futuro de Roseana dependem do desempenho de Dino e da delação premiada de Costa.

Passadas as eleições, o grupo político do senador José Sarney (PMDB-AP) no Maranhão começa a repensar sua atuação. O único elo entre os aliados sarneysistas hoje é a certeza de oposição ao governador eleito, Flávio Dino (PCdoB). O futuro, porém, ainda é uma incógnita, embora alguns parlamentares ligados à família avaliem que, paradoxalmente, embora Lobão Filho (PMDB), o candidato apoiado oficialmente pela governadora Roseana Sarney (PMDB), tenha sido derrotado por Dino, ela poderá se beneficiar, futuramente, do episódio.

Dino teve uma importante vitória no estado. O comunista obteve 63,52% dos votos válidos, contra 33,69% do peemedebista e encerrou um ciclo de 50 anos de domínio da família Sarney no Maranhão. Além disso, sua coligação conseguiu eleger o senador Roberto Rocha (PSB) e, entre outros, levou à Câmara o ex-governador José Reinaldo (PSB), desafeto dos Sarney. No Amapá, o chefe da família só não saiu totalmente derrotado porque o candidato dele ao governo, Waldez Goes (PDT), está no segundo turno contra o governador Camilo Capiberibe (PSB). No entanto, Gilvam Borges (PMDB), que concorreu ao Senado com o apoio dele, foi derrotado por Davi Alcolumbre (DEM), que foi seu aliado.

Parlamentares ligados ao clã acreditam que Roseana acabou, de certa forma, se preservando para tentar voltar ao Palácio dos Leões em 2018. Essa estratégia, no entanto, depende principalmente de duas variantes: o desempenho de Dino à frente do governo e o efeito que terá a delação premiada do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa que, de acordo com informações divulgadas até agora, teria implicado a própria Roseana e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, no esquema de recebimento de propinas. Os dois negam qualquer participação em irregularidades.

LOBÃO FILHO: ESCOLHIDO APÓS DESISTÊNCIA DE EX-SECRETÁRIO

Segundo parlamentar próximo aos Sarney, Roseana continua sendo a cabeça do grupo, embora Edison Lobão tenha sua própria ala pelos votos e pelo espaço político que conquistou. Os outros, como o senador João Alberto Souza (PMDB), que conseguiu eleger o filho deputado federal, não têm perfil de lideranças.

Um outro deputado diz que Roseana é pragmática e teria escolhido Lobão Filho depois que sua primeira opção, o ex-secretário de Infraestrutura Luís Fernando Silva, desistiu de encarar o pleito. O ex-assessor de Roseana não conseguiu apoio dos prefeitos maranhenses, apostando, segundo políticos do estado, que a declaração da filha de Sarney lhe bastava. Depois de um tempo, a própria governadora lhe soltou a mão.

DEMORA PARA O SENADO

Roseana foi rápida ao escolher Lobão Filho para representar o grupo, mas demorou praticamente 60 dias para definir quem seria o candidato ao Senado (o ex-ministro do Turismo Gastão Vieira, do PMDB). Lobão Filho, que aceitou de pronto a tarefa, não foi bem, e a própria Roseana, na visão de alguns peemedebistas, saiu de cena e foi buscar votos para seus deputados — dos 47 eleitos, 35 estavam na coligação do PMDB.

Lobão Filho teve cerca de 300 mil votos a menos do que o candidato ao Senado. Para Roseana, isso também foi um motivo de comemoração, porque, no círculo próximo a ela, havia o temor de que, uma vez eleito, ele a deixasse totalmente fora do poder.

Roseana não teria se empenhado muito para eleger seu candidato. Convênios com prefeitos, por exemplo, não foram cumpridos, dificultando apoios a Lobão Filho. Uma semana antes da eleição, o comitê em Imperatriz, a segunda maior cidade maranhense, foi fechado.

Sem mandato a partir do ano que vem, Sarney deve se concentrar no Maranhão. A julgar pelo artigo que escreveu em seu jornal no dia da eleição, tentando vincular Flávio Dino aos ataques de ônibus em São Luís, poderá fazer de sua coluna no periódico sua tribuna para atacar o futuro governador e defender a filha.

3 Comnetários

  1. Marcio MJ disse:

    O Jornal e a Tv deles, com certeza.

  2. Fora Corruptos disse:

    Esses miserentos serão exterminados. Eles se alimentavam do dinheiro público. Flávio vai cortar o alimento e eles morrerão como vermes na areia quente.

  3. MARANHENSE disse:

    JÁ SEI!! POR QUE NÃO MORREM?! Todos ELES!!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Tv WhatsApp - Todos os direitos reservado i9bem©