Transexuais e travestis vão às urnas pela 1ª vez usando o nome social no título; Sudeste lidera ranking

06/10/2018 | Sem Comentários

‘É como se eu tivesse minha carta de alforria’; ‘agora sem constrangimentos’, afirmam Dany Coluty e Scarlett Alves. Elas estão entre as 6.280 brasileiras e brasileiros, sendo 5 no exterior, que vão para a eleição domingo (7) com o novo título de eleitor.

Pela primeira vez em uma eleição no Brasil transexuais e travestis vão poder votar usando o nome social no título de eleitor. Um momento importante para Dany Coluty, moradora de Araruama, na Região dos Lagos do Rio, e Scarlett Alves, que vive em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.

Elas estão entre as 6.280 brasileiras e brasileiros, sendo 5 no exterior, que vão para a eleição domingo (7) com o novo título, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“É como se eu tivesse minha carta de alforria, é uma coisa de se sentir mulher e ser finalmente respeitada. A metade da sociedade ainda é preconceituosa, mas essa é uma grande conquista para nós, trans”, disse Dany.

A região sudeste é a que lidera o ranking tendo 2.986 eleitores com o nome social, estando o estado de São Paulo na frente, com 1.805; seguido de Minas Gerais, com 647; Rio de Janeiro, com 426; e Espírito Santo, com 108 pedidos atendidos, de acordo com o TSE.

Dany Coluty, transexual retirada de banheiro em Araruama, RJ, tem título de eleitor com nome social — Foto: Dany Coluty / Arquivo pessoalDany Coluty, transexual retirada de banheiro em Araruama, RJ, tem título de eleitor com nome social — Foto: Dany Coluty / Arquivo pessoal

Dany Coluty, transexual retirada de banheiro em Araruama, RJ, tem título de eleitor com nome social — Foto: Dany Coluty / Arquivo pessoal

Dany Coluty está entre as cinco pessoas de Araruama que fizeram a troca do nome no documento. Já em Nova Friburgo, Scarlett Alvez está entre as dez no município que também decidiram pelo nome social no título. Nas cidades das regiões Serrana, dos Lagos, Norte e Noroeste fluminenses o número chega a 83.

g1

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tv WhatsApp - Todos os direitos reservado i9bem©